Imagem do Ame de ATA - Mamografia

AME evidencia “Mulheres de Peito” na “Semana da Mulher” para Araçatuba e região

… assim como a facilidade do acesso ao exame através da dispensa do pedido médico, facilidade de agendamento e garantia do tratamento logo após a confirmação do diagnóstico…

 

Araçatuba: A “Semana da Mulher” serviu como mais uma ponte para que Governo e cidadãos acertem vontades e necessidades numa verdadeira simbiose e prova de que humanização e socialização são as ferramentas que mais funcionam onde impera a prestação de serviço.
Nessa semana, mais uma vez, todos tomaram conhecimento de que o governo do Estado de São Paulo criou o Programa “Mulheres de Peito”, com o objetivo de conscientização das mulheres sobre a importância da realização do exame de mamografia, assim como a facilidade do acesso ao exame através da dispensa do pedido médico, facilidade de agendamento e garantia do tratamento logo após a confirmação do diagnóstico.

Publico Alvo 
As mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos poderão entrar em contato com a CROSS através do número de telefone 0800 779 0000 para agendar o exame de mamografia sem a necessidade de pedido médico. O exame deve ser realizado, preferencialmente, no mesmo mês de aniversário da solicitante.

AME Araçatuba
Em média são realizadas mensalmente 379 mamografias, sendo 329 agendadas pelos municípios, 24 agendadas internamente e 26 agendadas pelo Programa “Mulheres de Peito”.
No segundo semestre de 2017 foram feitas 81 mamografias rastreamentos do Programa Mulheres de Peito e 2.120 mamografias de rotina.
Foram realizadas 95 consultas de Mastologia oriundas desses atendimentos, 973 ultrassons mamários e 52 biopsias de mama.

Programa Nacional de Qualidade em Mamografia
O Programa de Qualidade em Mamografia (PQM), é uma iniciativa do Ministério da Saúde, com a participação do INCA, da ANVISA, das Vigilância Sanitárias locais e do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) com vistas a garantir a qualidade da mamografia em todos os serviços de mamografia do país. As ações envolvem a verificação do cumprimento da legislação sanitária vigente, o controle da dose, da qualidade da imagem e do laudo (interpretação da imagem radiológica).
O programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM) foi criado pela portaria GM nº531 de 26 de março de 2012 com o objetivo de garantir a qualidade dos exames de mamografia oferecidos à população.
Em 28 de novembro de 2013 foi publicada a portaria GM nº 2898 redefinindo as responsabilidades e atividades das diferentes instituições participantes do PNQM. Desta forma, nesta portaria, pode-se encontrar todas as diretrizes e formulários de avaliações vigentes.
Compete ao INCA/SAS/MS a avaliação da qualidade das imagens clinicas das mamas e do laudo das mamografias. Para cumprir com essa tarefa o INCA conta com a parceria do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) por meio da Comissão de Mamografia.

Mapa do estado de São Paulo:
Numero de Instituições avaliadas: 86
Numero de Instituições aprovadas: 79
Numero de Instituições Reprovadas: 07
Instituições SUS aprovadas: 54
Instituições não SUS aprovadas: 25

Total de AMEs aprovados:06

São eles:
Araçatuba
Dracena
Moji das Cruzes
Moji Guaçu
Rio Claro
São Paulo/Maria Zilda

Marcos Aurélio – Jornalista

Author Info

Assessoria de Imprensa

No Comments

Deixe uma resposta