APRESENTAÇÃO

A melhoria na qualidade dos serviços na área da saúde é um dos maiores desafios da administração pública, especialmente no Brasil em que o acesso aos serviços, bens de saúde e acompanhamentos das necessidades de cada usuário apresenta diversos lapsos.
A situação propõe a necessidade de mudanças no modelo de atenção e gestão e para isso é importante implantarmos a “POLÍTICA ESTADUAL DE HUMANIZAÇÃO (PEH) que visa enfrentar tais desafios por meio de um esforço conjunto na construção e implantação de novos métodos e dispositivos de atendimento aos usuários e de apoio à gestão dos serviços de saúde, assim como pela integração e fortalecimento de ações que já contribuem para melhoria da qualidade das relações entre usuários, profissionais, gestores, instituições de saúde e comunidade.”

 

HISTÓRICO DA HUMANIZAÇÃO NA INSTITUIÇÃO

Na instituição a humanização sempre esteve presente desde o seu nascimento, com o Grupo de Trabalho de Humanização – GTH, mesmo de que maneira informal, elaborando estratégias para garantir maior bem estar para seus clientes tão quanto para seus colaboradores.
Contudo, com a implantação formal do Grupo de Trabalho de Humanização – GTH, consequentemente foi implantado o Centro Integrado de Humanização – CIH.
As propostas de Humanização da Assistência a saúde, tem como objetivo melhores condições de trabalho para os profissionais, melhor qualidade de atendimento a saúde dos clientes e a necessidade de mudança na forma de gerir a relação entre usuário e profissional.

No hospital percebe-se um grande numero de iniciativas de humanização, oferecendo autonomia, liberdade, e responsabilidade para possibilitar que todos assumam o lugar de protagonistas na tarefa de modificar a cultura do atendimento e de reconstrução da imagem humanitária da instituição perante a sociedade.

 

JUSTIFICATIVA

O Plano Institucional de Humanização foi elaborado com base no Diagnóstico Ascendente que constatou a necessidade de mudanças no modelo de saúde, ou seja, incluir todos os indivíduos: usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde com uma proposta de inserir um conceito de humanização nos “modos de fazer”, com criatividade na busca de soluções e garantindo a motivação e estimulando a troca de saberes entre os colaboradores e também trabalharem com empenho e responsabilidade.

 

OBJETIVO GERAL

Integrar e fortalecer a Política de Humanização na Instituição de modo a promover e a facilitar a mudança através das ações inovadoras no modelo de gestão e atenção com a participação coletiva: gestores, trabalhadores e usuários
Melhorar a eficácia, sempre em busca da excelência, no atendimento e cada dia priorize seus clientes internos e externos, a missão, visão e os valores da empresa norteiam as ações que a administração realiza e indica o caminho correto a seguir no trabalho de cada funcionário.