DSC_0276

Semana da Enfermagem 2017: Instituições de Araçatuba se mobilizam para ressaltar a importância da enfermagem

Nos dias 15 e 16 de maio, Araçatuba sediou os eventos da Semana da Enfermagem 2017 do Coren-SP, realizados em parceria com AME Araçatuba, SENAC, Santa Casa de Araçatuba, DRSII,  Prefeitura Municipal de Araçatuba, Hospital Unimed Araçatuba a UNIP (Universidade Paulista), que cedeu seu luxuoso teatro para sediar a solenidade. A  mesa de abertura contou com autoridades das instituições envolvidas na organização da semana, onde todas as autoridades fizeram alusão ao profissional de enfermagem e a importância dessa classe frente a saúde mundial.

A abertura das atividades foi, no dia 15, contou com palestra do primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, que, após uma apresentação musical da Banda Regimental de Música da Polícia Militar, falou sobre o tema “Violência não resolve: respeite o profissionais de enfermagem”.

Durante sua fala, Marcus destacou a campanha “Violência não resolve”, fruto de uma parceria entre o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) e o Coren-SP. que teve lotação total para o evento

A comunicóloga Andrea dos Santos Pereira Nunes encerrou a noite de abertura, com a palestra “Resolvendo problemas complexos para melhorar o cuidado de Enfermagem”.

O primeiro-secretário do Coren-SP falou sobre o problema da violência contra profissionais de enfermagem

Segundo dia

No dia 16 o evento começou com atividades culturais:  Apresentação de jazz realizada pelo Studio de Dança Academia Coopex e a apresentação teatral “Genivaldo e o Atendente em: Apenas uma informação”.

A mesa-redonda “Enfermagem transformando o cuidado” levou ao público experiências de sucesso e transformadoras da realidade envolvendo a atuação da enfermagem, com as palestras: “Enfermagem na linha de frente transformando o cuidado”, do Enfermeiro Wilson Pimentel Júnior, Gerente de enfermagem do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Araçatuba, que ao término de sua explanação foi homenageado pela Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Paulista, Prof. Msc. Neusa Alves Bonifácio, que ressaltou ao público presente o desempenho de Wilson durante sua vida acadêmica e pelo orgulho de poder acompanhar as atividades que seu ex aluno vem desenvolvendo junto ao AME Araçatuba. Após essa homenagem continuou as palestras com os temas: “Transformando o cuidado através da doação de órgãos”, do Enfermeiro Matheus Araújo Tonon, da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba; “e “Rentabilidade de materiais cirúrgicos”, palestra do Enfermeiro Bruno Fonseca Martins de Costa Andrade, do AME de Araçatuba. A Enfermeira Jesiela Passarini, responsável pelo banco de leite humano do Hospital Municipal da Mulher de Araçatuba falou sobre o tema “Banco de leite humano de Araçatuba: uma abordagem histórica”.O Enfermeiro Daniel Ferraz Viude, do Hospital Unimed de Araçatuba moderou a mesa redonda.

Ao término dos dois dias de evento ouve sorteio de brindes e coquetel.